h1

Textos blá-blá-blá: Manter, cortar ou matar?

17 outubro, 2007

Textos introdutórios em páginas geralmente são longos, e usuários pulam. Mas textos curtos podem aumentar a usabilidade por explicar o restante do conteúdo em questão

O parágrafos de introdução encontrado no topo de muitos sites é o que chamamos de textos blá blá blá: um bloco de palavras que usuários tipicamente pulam quando chegam em uma página. Seus olhos vão diretamente para o conteúdo mais acionável, como características do produto, lista de itens e links.

O pior dos tipos de textos blá-blá-blá não tem função, são puro material de enximento, superficialidades como “Bem-vindo ao nosso site, esperamos que você encontre nosso novo e aprimorado design útil”.

Mate o enredo de boas vindas!

Usuários lêem muito pouco na Web. Não gaste as palavras contadas com genéricas.

Web Writers – É minha culpa?

É fácil dizer a Web Writers para cortar a “penugem”. Mas é duro atualmente fazer!
Cada vez que um novo contribuinte se junta a sua equipe, você deve incessantemente treiná-lo em especial nas diretrizes de escrita para Web. A diretriz parece óbvia, mas requer um pouco de habilidade para planejar uma boa verbosidade.

É garantido que usuários irão pular parágrafos, especialmente quando situados sobre uma lista de sedutores links que estão “implorando” para serem clicados.

Porém textos introdutórios são uma regra válida que ajuda a definir o contexto para o conteúdo, é uma resposta para “Do que é essa página?”

Uma breve introdução pode ajudar usuários a melhor entender o resto da página, mesmo que eles pulem o parágrafos inicialmente, eles podem retornam depois, caso não aparente uma forma longa e densa de leitura. Portanto mantenha curto!

Apare textos estilo marketese e foque-se na resposta de questões como:

  • O que é?
  • Como?
  • Por que?

Um comentário

  1. Quando estou escrevendo para o meu blog, tento ser o mais direto possível, sem muitas firulas, por que hoje em dia ninguém tem tempo pra ficar lendo um livro em forma de blog. Já fui muito criticado por isso, já me chegaram a perguntar até se já escrevi um artigo com mais de 10 linhas, hehehehehhehehhehehehehe, mas fazer o que, não é possível agradar a todos. Abraços.



Deixe um comentário