h1

O formato “F” de leitura na Web

8 julho, 2007

Eyetracking mostra que usuários lêem páginas na Web no padrão de formato “F”: dois traços horizontais e um vertical.

Rápida! É como usuários lêem o conteúdo. Em poucos segundos movem numa incrível velocidade sobre as palavras do site.

O padrão dominante pela leitura é composta por 3 componentes.

  • Usuário primeiro lê um movimento horizontal, geralmente a parte de conteúdo superior.
  • Próximo, usuários descem um pouco e lêem o segundo movimento horizontal
  • Em seguida, scaneiam o conteúdo da esquerda em um movimento vertical

Eyetracking, como usuários olham os sites, áreas em vermelho são as mais vistas
Obviamente às vezes alguns usuários seguem o padrão “E”, com 3 partes horizontais e uma vertical. Ou mesmo apenas só uma horizontal (como o “L” mas com a parte horizontal inferior no topo)

O significado de padrão F para Web design é clara e mostra a importância de seguir as diretrizes de escrita para Web ao invés de reinventar um método de conteúdo.

  • Usuários não lêem seu texto inteiramente palavra-por-palavra. Leitura exaustiva é rara, por exemplo, quando futuros clientes são conduzidos a reunir uma lista de sites e compará-los, sim! eles irão ler mais que o normal, mas a grande maioria não fará isso.
  • Os dois primeiros parágrafos devem conter informações mais importantes – Se há alguma esperança que usuários leiam o material, eles devem estar no primeiro e no segundo parágrafo.
  • Inicie cabeçalhos, parágrafos e listas com informações chaves que conduza usuários ao escanear verticalmente o conteúdo lateral. Essa é uma técnica chamada “pirâmide invertida” onde começa o texto pela conclusão
Anúncios

3 comentários

  1. […] 2 – Apesar das controvérsias, há de se considerar o formato “F” de leitura de sites […]


  2. […] Cumpra com a maioria do guia de usabilidade de conteudo; use bulleted lists; destaque palavras; crie chucks do material; use descritivos cabeçalhos, subtítulos e hyperlinks; torne as primeira palavras mais importantes que as últimas e lembre-se do Formato F de leitura na web. […]


  3. […] um novo contribuinte se junta a sua equipe, você deve incessantemente treiná-lo em especial nas diretrizes de escrita para Web. A diretriz parece óbvia, mas requer um pouco de habilidade para planejar uma boa […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: